Perfil ou Fanpage?

Perfil ou Fanpage

O Facebook se tornou uma das plataformas de Redes Sociais mais eficazes e eficientes de comunicação na atualidade, disso, ninguém tem dúvidas. Desde então, empresas almejam alcançar o sucesso na Rede Social. Porém quando estão para criar uma conta no Facebook, é comum ter o pensamento de criar um perfil para a sua empresa, assim como você tem. Entretanto, será que o que é bom pra você, pode ser bom para o seu negócio também? Confira!

Atualmente, as ferramentas digitais fazem uma grande diferença nas empresas no Brasil e no Mundo. Ter uma conta em uma rede social já se tornou essencial para empresas de pequeno, médio e grande porte.

 

Mas, por que o Facebook?

Hoje em dia, grande parte das empresas possuem uma conta em alguma rede social. Segundo o Site Olhar Digital, que divulgou em abril de 2017, que o Facebook tem mais de 102 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente. E ressalta que, desse total, 93 milhões acessam via dispositivos móveis.

 

Mas afinal, Fanpage ou Perfil?

De acordo com as normas de utilização da nossa mais querida Rede Social, cada pessoa pode ter um perfil único, de caráter pessoal. Em outras palavras, caso uma empresa utiliza um perfil pessoal, está infringindo as regras impostas pelo Facebook, podendo também ser removida e banida da Rede Social a qualquer momento, além de tornar-se muito limitada em relação à publicação de informações e/ou imagens corporativas.

No perfil pessoal, existe o limite de pessoas conectadas ao perfil da sua empresa, que atualmente é de 5000 amigos, resultando a quem não possui essa informação, criar outro perfil pessoal, como por exemplo: Empresa de Tal 1 e Empresa de Tal 2. Já na Fanpage, a empresa não enfrentará esse tipo de problemas pelo fato de não existirem restrições para quantidade de seguidores.

Na Fanpage, além de possuir várias ferramentas para publicação dos mais diversos tipos de conteúdos e totalmente adaptáveis a empresa, ela fortalece a imagem da mesma, oferecendo também as vantagens da possibilidade de programar horários para publicar informações, poder visualizar relatórios diários, semanais, mensais e até mesmo anuais de acessos à página, tendo informações de qual tipo de perfil está à procura da Fanpage, e tendo oportunidades de alavancar o número de curtidas manualmente ou de maneira paga.

 

Prós e Contras

Na Fanpage, não existe a possibilidade de solicitar amizade, entretanto, a empresa que é responsável pelo serviço de Gestão da Fanpage, criando conteúdos relevantes, criação de fóruns e promoções, pode atrair mais cliques para a página. É de muita importância que a empresa tenha pessoal contratado especializado para esse serviço, que tenha muito conhecimento das ferramentas digitais. Pois assim como esse serviço pode fortalecer e dar mais reputação à Fanpage, pode rapidamente estragar a imagem da empresa, caso não for utilizada corretamente.